terça-feira, 18 de maio de 2010

Zoológico no Parque da Cidade

Fonte SECOM:

Anteprojeto neste sentido começa a ser definido através de parceria.

O Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho poderá abrigar um moderno zoológico e espaço botânico voltados para a preservação de espécies nativas da região e desenvolvimento de atividades educacionais. Anteprojeto neste sentido começou a ser definido, através de parceria entre a Prefeitura de Feira de Santana e o Zoológico de Salvador.

O secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Ozeny Moraes, e o diretor do Zoológico de Salvador, médico veterinário Gerson de Norberto, iniciaram a análise da estrutura do Parque da Cidade para implantação do projeto, na manhã desta terça-feira (18).

“Nossa idéia é transformar o Parque da Cidade num parque zoobotânico, oferecendo uma atração a mais para nossos visitantes e também oferecendo condições necessárias de suporte para pesquisas de estudantes de universidades e também do nível secundário”, ressaltou Ozeny Moraes.
Durante a visita ao Parque da Cidade, Gerson de Norberto se surpreendeu com a capacidade do espaço para a exploração dos projetos. “A área natural tem potencial fora do comum. Atende à demanda de preservação da flora e da fauna. O espaço inclusive é propício para desenvolvimento de trabalhos de reintegração ambiental de várias espécies”, observou.
A ideia para manutenção dos animais dentro da área de preservação ambiental é através da instalação de fossos, divisórias de vidros, barreiras de ar ou água. “A função meramente contemplativa em zoológicos já era. Hoje estes espaços tem funções mais avançadas, como a reintegração de animais à natureza e espaço para pesquisas”, frisou o médico veterinário.

Para a montagem do zoológico dentro do Parque, a proposta é de iniciar com um plantel de cerca de 300 animais, sendo entre 30 a 40 espécies diferentes. Já na área de botânica, a preservação de espécies nativas como pau brasil, pau ferro, jatobá, paineira, ipês roxo, rosa e branco, arueira e baraúna, dentre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário